terça-feira, 26 de agosto de 2008

Duas horas de vida suspensa

Desde a época em que a minha mãe pegava a criançada, colocava debaixo do braço e levava para as mantinês, eu adoro ir ao cinema.
Lembro de ter visto A Dama e o Vagabundo, todos os filmes da Xuxa e até o He-Man (com direito a ter o meu pai junto, dormindo de roncar alto!). E meu colégio também proporcionava idas ao cinema de vez em quando. Era uma festa à base de muita bala azedinha (que a gente esvaziava rapidinho e ficava com o céu da boca ferido!).
No domingo fui, mais uma vez, saciar minha vontade de estar em frente à telona. Minha alegria é tanta que, muitas vezes, o filme fica em segundo plano. O enredo nem me importa. Tudo por causa do ritual, das luzes que se apagam, do silêncio (apesar de já ter presenciado vários barracos no cinema, gente sendo levada pra fora por mal comportamento e toda aquela comilança que faz um barulho danado), e o envolvimento total com aquela história.
Li esses dias um livro em que o personagem gostava de ir ao cinema porque sua vida ficava suspensa por duas horas. Durante este período, se esquecia de si, ficava fora de si, de seus problemas e se colocava um pouco naquele mundo em que a trilha sonora é incrível, tudo é intenso e mais bonito.
Gosto tanto da sétima arte que vou ao cinema até mesmo sozinha, não me importo, me sinto bem, ainda mais envolvida com a história, uma sensação quase egoísta de quem não quer dividir aquele momento com ninguém.
Mas também tenho que reconhecer que já tive muito boas companhias que dividiam este gosto comigo. No domingo fui com a minha irmã. Faz horas que perseguimos filmes fora daquela coisa comercial. Já vimos irlandeses, franceses (os que eu mais gosto!), chineses, e muitas co-produções. Um luxo!
Vimos Amar... não tem preço. Audrey Tatou está uma graça, o filme é leve, engraçado, com o melhor da França ao fundo.
Como disse uma senhorinha que estava no AeroGuion, "um filme para fazer a higiene mental". Cinema é bom pra isso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ai, que delícia! Fiquei com vontade de assistir também.