terça-feira, 29 de julho de 2008

Não altera em nada

Humildade é que nem canja de galinha: faz bem à saúde. E como tem gente doentinha por aí. É sério e lamentável. Sei lá, a lucidez, um prêmio que o tempo nos dá, faz com que os arrogantes sejam percebidos. Falo especialmente daqueles que escrevem, como eu.
Uma grande matéria pode consagrar. Mas amanhã estará lá, secando a umidade da cozinha ou enrolando banana. Tudo é uma questão de ponto de vista, da forma como a gente encara as coisas. Tudo passa, tudo passará, como diria Nelson Ned.
Um grande lead pode levar horas para ser concebido, mas não precisa muito esforço quando a história que se tem a contar é, por si, formidável.
Pois bem, toda essa enrolação é pra dizer que tem gente que se acha. Acha que escreve, acha que manja do bom jornalismo, acha que pode até ensinar. Isso mesmo. Toda a polidez dessas palavras precedem uma máxima bem conhecida: os medíocres estão soltos. A humildade é artigo raro atualmente.
Enquanto isso, faço minhas as palavras da querida Clarice (assim, íntima), que eu adoro. Pensamos igualzinho! (risos)

"Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..."

Nenhum comentário: